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quarta-feira

VAMOS FALAR SOBRE VENDAS?

ARTIGO SOBRE VENDAS

Vender é uma atividade importante?

Você sabe vender?

Em meu trabalho, ouço com muita frequência: "eu não gosto de vendas" , "eu não sei vender" , "faço muitas coisas menos vender", "não nasci para vender" , "não quero trabalhar com vendas", e outras coisas parecidas...

Mas será que é assim mesmo?

Podemos optar por não vender, fazermos outras atividades e sermos bem sucedidos?

Já parou para pensar que estamos vendendo praticamente o tempo todo?

Vendemos nossas ideias quando estamos conversando com alguém, ou quando estamos dando aula ou fazendo uma palestra.

Vendemos nossa imagem quando estamos procurando emprego, quando estamos interessados em alguém ou quando buscamos novos seguidores nas redes sociais...

No âmbito empresarial, vendas é o coração da empresa, seja ela de qualquer ramo.

É claro que existem outros fatores para o sucesso da empresa, mas sem as vendas a morte é certa.

E quem deseja ter um negócio próprio, precisa desenvolver essa habilidade.

Observe que eu disse desenvolver habilidade.

Você acha que o vendedor nasce pronto?

Vender é uma habilidade como outra qualquer, que pode e deve ser desenvolvida (falaremos melhor sobre isso em outro post).

Mas afinal, o que significa vender?

Muitas pessoas encaram a vender como pegar um produto ou vários e ficar insistindo para que o cliente o compre, inclusive para se ver livre do vendedor.

Até alguns anos atrás era assim que os "grandes" vendedores atuavam,  e talvez por isso, que as pessoas não gostem de vender, pois encaram a venda como algo que incomoda as pessoas...

É claro que isso não fidelizava o cliente, mas o interesse da época estava focado na comissão que o vendedor iria ganhar, e não no interesse do cliente.

Essa estratégia funcionava, pois havia mais demanda do que produtos a serem ofertados.

Essa realidade mudou muito, e com o surgimento e crescimento da internet, onde se pode comprar produtos em qualquer lugar do mundo, onde o consumidor tem toda a informação que precisa para tomar sua decisão de compra, e também pesquisar os melhores preços e condições das ofertas de produtos e serviços, essa realidade mudou completamente.

E o que fará o cliente escolher você como o vendedor, caso você não tenha o melhor preço?

Pesquisas apontam que o maior motivo de um cliente deixar de comprar de um fornecedor, não é o preço e sim o atendimento.

O foco hoje e está no atendimento ao cliente, e este é o maior diferencial que qualquer vendedor deve ter para atender e fidelizar o cliente.

Para isso é preciso conhecer o cliente, entender qual sua necessidade e oferecer uma solução para ela.

O vendedor hoje é um consultor e solucionador de problemas.

Concorda?



    

sábado

COMO ENTREGAR PEDIDOS NO PRAZO SEM STRESS

DICAS PARA ENTREGAR PEDIDOS NO PRAZO COMBINADO


Como artesã que sou, sempre tenho pedidos para entregar e em uma data marcada.

E é claro, sem comentários adicionais, o prazo precisa ser cumprido, haja o que houver.

Se não fizermos o planejamento adequado e realista da situação, poderemos nos encontrar em situações que poderiam ser chamadas de desesperadoras, ou pior ainda, não cumprir o prazo.

É claro que tem pessoas que "funcionam" melhor com a pressão, pois são movidas à adrenalina.

Mas isso poderá gerar um desgaste totalmente desnecessário, e ainda comprometer a qualidade do trabalho.

Como  estamos falando de artesanato, embora essas dicas sirvam para qualquer atividade, o artesanato tem um tempo de execução e um limite de produção diária, afinal não somos máquinas que possam acelerar e aumentar a produção, ou ainda delegar tarefas para pessoas sem experiência.

Já passei por alguns apuros, e desenvolvi algumas técnicas para não passar por isso mais e compartilho com vocês meu aprendizado.

Aqui estão minhas dicas:

Quando for estabelecer a data da entrega do pedido,  não pense em agradar o cliente, ou ganhar a concorrência, oferecendo entregar em prazo recorde, seja realista.

Calcule o tempo exato de execução de peças por dia, num ritmo moderado, adequada à sua rotina de trabalho conciliada com os outros afazeres.

Acrescente a esse prazo, um prazo extra para imprevistos, que podem ocorrer no processo*

Assim, caso esses imprevistos não aconteçam, poderá entregar antes do prazo combinado, o que deixará o cliente muito satisfeito.

Além do tempo de execução, terá que levar em consideração os recursos necessários para execução das peças, como por exemplo material, mão de obra terceirizada, etc.

Verifique também se será necessário comprar o material, ou se já tem em estoque suficiente para a referida produção.

Caso tenha que comprá-los, considere além do tempo necessário para isso, a possibilidade de não encontrar algum item na pronta entrega, então teria que pensar na possibilidade de substituição ou encomenda do produto, sendo que neste caso, só poderá começar a produzir depois que receber esse material.

Com relação terceirização, verifique se já tem os fornecedores necessários para atender a quantidade solicitada, ou se será necessário contratar mais pessoas.

Verifique outros problemas específicos relacionados com sua atividade e considere-os também.

Estabelecido o prazo adequado, faça e anote um roteiro de trás para frente com todos os passos para a
para a realização da encomenda na data combinada, sem pular etapas.

Assim terá os elementos para começar o trabalho.

Mas é preciso ter disciplina e seguir o roteiro.

Poderá flexibilizá-lo durante o processo, caso seja necessário, mas tenha sempre em mente, o limite de produção diária que terá que realizar para entregar o pedido no prazo.

Isso não é tão simples assim, mas se acostumarmos a planejar antes de executar, seremos muito mais produtivos e eficientes, e evitaremos dispersão em coisas que não são importantes.

Se trabalhar com outras pessoas, lembre-se estabelecer prazos e organizar suas tarefas para que eles também cumpram o prazo.

De qualquer forma, aprenda com os erros cometidos, tire o máximo proveito de sua experiência, e se for novato, ouça e aprenda com quem já tem experiência.

Espero que essas informações lhe ajudem a ser mais produtivo e eficiente.


(*) exemplos de imprevistos que podem acontecer: quebra de máquinas ou equipamentos utilizados no processo, falta de luz, doenças na família, greves, etc, acho que deu para ter uma ideia, não?







ARTESANATO PAULISTA: COMO SE CADASTRAR NA SUTACO



A SUTACO cuja sigla significa: Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades, é uma autarquia vinculada à Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de São Paulo*.

A missão da SUTACO é preservar, desenvolver e promover o artesanato paulista valorizando e apoiando o artesão.

O artesão paulista, que se cadastrar na SUTACO, receberá a Carteira que o identifica como profissional do artesanato, facilitando sua inserção econômica e social, dando acesso a serviços prestados pela autarquia, a saber:

  • DIVULGAÇÃO: internet, impressos e mídia em geral;
  • COMERCIALIZAÇÃO: a SUTACO adquire peças representativas do artesanato do estado para vender em suas lojas, feiras e eventos a preços acessíveis.
  • EMISSÃO DE NOTA FISCAL: oferece serviço de emissão de nota fiscal para o artesão, com isenção de ICMS. O artesão paga no ato da emissão da nota 5% do valor da mesma, a título de serviço prestado pela SUTACO.
  • CURSOS: de empreendedorismo,  desenvolvimento do produto e técnicas artesanais diversas.
Há alguns benefícios em ser artesão cadastrado pela SUTACO.

Para se cadastrar, o artesão deverá agendar um horário na SUTACO para apresentar seus trabalhos e comprovar que é ele mesmo quem os faz.

No dia marcado, o artesão deverá levar os seguintes itens:
  • 3 peças prontas e produzidas por ele, de cada técnica que desejar se cadastrar;
  • Material para fazer as técnicas que deseja se cadastrar, para fazê-las no ato da inscrição para comprovar a atividade de artesão;
  • RG, CPF, comprovante de endereço: uma cópia simples e o original;
  • 1 foto 3x4;
  • Relação dos materiais utilizados na produção do artesanato e técnicas artesanais que deseja se cadastrar;
  • Além disso, deverá informar a capacidade de produção, sendo que o máximo é de 1.000 peças por mês.
Obs: essas informações serão a base para emissão de nota fiscal, sendo que a média máxima de 1.000 peças por mês, poderá ser cumulativa.

A carteirinha é emitida na hora, portanto, tudo é muito rápido e simples. Basta levar a documentação e os produtos solicitados, comprovar que é artesão e pronto!

A carteira de artesão é válida por dois anos e deverá ser renovada dentro desse prazo, mas os produtos e materiais utilizados poderão ser alterados em qualquer momento.

Mais informações poderá obter através do site da SUTACO.

Endereço para se cadastrar: Rua Boa Vista, 170 - 3º andar - Centro - São Paulo - SP

Fones: (11) 3241-7333 ou 3241-7355



*Todas essas informações foram obtidas em agosto de 2013.

domingo

DICAS GERAIS PARA TER SUCESSO NO SEU NEGÓCIO


DICAS GERAIS PARA TER SUCESSO COM SEU NEGÓCIO

Essas dicas gerais para ter sucesso com seu negócio,  foram publicadas na revista Faça e Venda de junho de 2000.

Continuam sendo muito importantes para quem quer montar um negócio.



  • Acredite no seu produto: 

O produto reflete sua imagem, por isso precisa estar bem acabado.



Se não estiver, faça-o ficar do jeito que deseja antes de lançá-lo no mercado.


  • Vença a timidez;
Para entrar no ramo de produção e venda de artesanato, precisamos aprender a superar nossas limitações e ir em frente.

Um curso de teatro para desinibição poderá ajudar nesse sentido.
De qualquer forma, temos que oferecer nossos produtos e conquistar parceiros, ou ainda encontrar alguém que faça esse trabalho.
  • Organize-se de dentro para fora:
Organize seu trabalho a partir do seu modo de ser.
Nesse sentido o auto conhecimento poderá ajudar a ser mais eficiente.

  • Mantenha os olhos bem abertos:
A partir de um objetivo bem definido, é preciso ficar atento às mudanças que ocorrem diariamente e às oportunidades que nos são oferecidas.
Se necessário, fazer uma revisão e adaptação dos objetivos para adequá-los às mudanças ocorridas.
  • Lide bem com seu sócio;
Se tiver um sócio, é necessário ouvir, respeitar e trocar idéias, visando sempre o objetivo do negócio.
  • Valorize seu s funcionários:
Os funcionários e colaboradores precisam ser sempre valorizados. Dessa forma sentirão que fazem parte da empresa e trabalharão para seu crescimento, não apenas pelo salário que recebem.

  • Conquiste seu cliente:
O importante não é fazer uma grande e única venda e ter que constantemente conquistar novos clientes.

Se atendermos adequadamente a necessidade do cliente e ele tiver confiança no nosso trabalho, mesmo que isso implique em uma pequena venda, esse cliente nos procurará sempre que precisar de nossos produtos.

  • Venda a imagem de uma boa empresa:
Procure seu diferencial, valorize sua imagem.
No contato com o cliente a boa imagem, apresentação e cortesia são fundamentais.
Mostre para seu cliente o que faz e de que forma isso poderá beneficiá-lo.
Os funcionários devem ter o mesmo procedimento.

Clique na imagem abaixo e veja mais detalhes.


DICAS GERAIS PARA TER SUCESSO COM SEU NEGÓCIO

MÁQUINA PARA FABRICAR CHINELOS

O mercado de chinelos está em alta.

Não só no Brasil, mas há muita procura de chinelos brasileiros no exterior também.

O artesão poderá optar por fazer chinelos bordados, customizados, personalizados e decorados.

Todos esses seguimentos tem grande procura.

Poderá comprar chinelos tipo havaianas prontos e customizá-los, ou ainda se preferir poderá comprar uma máquina de fabricar chinelos e fabricar seus próprios chinelos.

Por ter um custo baixo,  fabricar chinelos poderá ser uma opção interessante.

Para isso precisará comprar uma máquina de fabricar chinelos, um pouco de matéria prima e começar seu negócio.

Se for vender os chinelos já decorados,  é recomendável que o artesão faça um curso para aprender diversas técnicas de bordado e customização para ter um bom acabamento do chinelo.

Isso irá valorizar muito o produto final.

Com criatividade e bom gosto, o artesão poderá fazer vários modelos diferenciados e conquistar seu mercado com eles.

Para vender, poderá fazer uma loja virtual, ou oferecer em pequenos mercados do bairro, salões de cabeleireiros, lojas de bijuterias e acessórios, de roupas, de moda praia ou de ginástica.

Outra opção seria trabalhar apenas com personalização de chinelos, podendo ser vendidas para festas de casamentos, quinze anos, eventos de empresas, etc.

O leque de opções é muito grande, então é uma boa alternativa de negócio.

Veja abaixo mais detalhes com os vídeos sobre os fabricantes de máquinas de chinelos:









sábado

CURSO GRÁTIS DE EMPREENDEDORISMO

Fazer um curso de empreendedorismo é uma boa alternativa para quem quer empreender.

Não basta apenas trabalhar, como muitos empreendedores fazem.

É preciso planejar, saber onde quer chegar e o que fazer para conseguir.

O Banco Confia orefece cursos de empreenderismo e financia projetos.

Clique aqui para ver a matéria que saiu  no SP-TV.


Espero que tenham gostado da dica.

Até a próxima.


quinta-feira

ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO

IMPORTANTE x URGENTE


Quem é empreendedor normalmente tem muitas coisas para fazer.

Principalmente, quando é o próprio administrador do empreendimento, o que normalmente acontece...

Sem contar que às vezes nem sobra tempo para a família, os amigos, cuidar da saúde, fazer um esporte, fazer um curso de atualização, etc...


Saber escolher as prioridades é muito importante nessa hora.

Já que não podemos fazer tudo, devemos fazer o que é mais importante.

Porém, muitas coisas aparecem no caminho e se tornam urgentes.

Os "urgentes" nem sempre são importantes, mas precisam ser resolvidos por serem urgentes.

E aí as coisas importantes ficam de lado, sendo priorizadas pelas urgentes.

Nossa, que confusão!!!!!!

O que fazemos então????

Esse sempre foi meu dilema.

Por isso tenho lido e pesquisado muito sobre esse assunto, com o objetivo de conseguir "dar conta" de tudo que tenho para fazer, sem deixar de lado os amigos, a família e a saúde.

Ainda tenho muito que avançar, mas aprendi muitas coisas nesse processo e aos poucos irei publicando aqui, com a intenção de ajudar as pessoas que tem esse tipo de problema.

Bem, vou começar falando sobre: IMPORTANTE x URGENTE.

O IMPORTANTE, é tudo aquilo que nos direciona para realização do nossos objetivos e nos traz auto-realização.

O URGENTE, são coisas que deveríamos ter feito na rotina de nosso trabalho e não fizemos!  

 De repente, essas coisas não podem mais ser proteladas: precisam ser resolvidas já!

Talvez uma solução para evitar as URGÊNCIAS, seja deixar um tempo na nossa rotina, para resolvê-las antes que elas se tornem urgentes.

Muitas pessoas tem tendência a postergar as coisas por não terem um prazo definido, ou ainda por não gostarem muito de executar uma determinada tarefa.

Em alguns casos por já estar com excesso de urgências, não tem tempo para àquelas que não se tornaram urgentes ainda....

O URGENTE nos faz perder mais tempo, gera mais gastos e mais stress.

Uma simples mudança na rotina pode fazer a diferença nesse caso.

Dedicar uma hora do dia para resolver esses assuntos, pode ser suficiente para evitar que eles se tornem urgentes e se acumulem.

Fazendo isso, aos poucos os "URGENTES" diminuem ou deixam de existir, sobrando mais tempo para se dedicar ao "IMPORTANTE".

Espero que isso desperte uma necessidade de mudança caso você tenha esse problema e comece a se organizar, visando uma melhor qualidade de vida.

Em futuras publicações falarei mais sobre administração de tempo focando outros pontos.

Deixe suas sugestões e opiniões pois elas serão muito úteis para compartilharmos experiências.

Até a próxima.

Quer saber mais sobre como melhorar sua produtividade?

Recomendo o livro: