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sábado

ARTESANATO PAULISTA: COMO SE CADASTRAR NA SUTACO



A SUTACO cuja sigla significa: Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades, é uma autarquia vinculada à Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de São Paulo*.

A missão da SUTACO é preservar, desenvolver e promover o artesanato paulista valorizando e apoiando o artesão.

O artesão paulista, que se cadastrar na SUTACO, receberá a Carteira que o identifica como profissional do artesanato, facilitando sua inserção econômica e social, dando acesso a serviços prestados pela autarquia, a saber:

  • DIVULGAÇÃO: internet, impressos e mídia em geral;
  • COMERCIALIZAÇÃO: a SUTACO adquire peças representativas do artesanato do estado para vender em suas lojas, feiras e eventos a preços acessíveis.
  • EMISSÃO DE NOTA FISCAL: oferece serviço de emissão de nota fiscal para o artesão, com isenção de ICMS. O artesão paga no ato da emissão da nota 5% do valor da mesma, a título de serviço prestado pela SUTACO.
  • CURSOS: de empreendedorismo,  desenvolvimento do produto e técnicas artesanais diversas.
Há alguns benefícios em ser artesão cadastrado pela SUTACO.

Para se cadastrar, o artesão deverá agendar um horário na SUTACO para apresentar seus trabalhos e comprovar que é ele mesmo quem os faz.

No dia marcado, o artesão deverá levar os seguintes itens:
  • 3 peças prontas e produzidas por ele, de cada técnica que desejar se cadastrar;
  • Material para fazer as técnicas que deseja se cadastrar, para fazê-las no ato da inscrição para comprovar a atividade de artesão;
  • RG, CPF, comprovante de endereço: uma cópia simples e o original;
  • 1 foto 3x4;
  • Relação dos materiais utilizados na produção do artesanato e técnicas artesanais que deseja se cadastrar;
  • Além disso, deverá informar a capacidade de produção, sendo que o máximo é de 1.000 peças por mês.
Obs: essas informações serão a base para emissão de nota fiscal, sendo que a média máxima de 1.000 peças por mês, poderá ser cumulativa.

A carteirinha é emitida na hora, portanto, tudo é muito rápido e simples. Basta levar a documentação e os produtos solicitados, comprovar que é artesão e pronto!

A carteira de artesão é válida por dois anos e deverá ser renovada dentro desse prazo, mas os produtos e materiais utilizados poderão ser alterados em qualquer momento.

Mais informações poderá obter através do site da SUTACO.

Endereço para se cadastrar: Rua Boa Vista, 170 - 3º andar - Centro - São Paulo - SP

Fones: (11) 3241-7333 ou 3241-7355



*Todas essas informações foram obtidas em agosto de 2013.

domingo

DICAS GERAIS PARA TER SUCESSO NO SEU NEGÓCIO


DICAS GERAIS PARA TER SUCESSO COM SEU NEGÓCIO

Essas dicas gerais para ter sucesso com seu negócio,  foram publicadas na revista Faça e Venda de junho de 2000.

Continuam sendo muito importantes para quem quer montar um negócio.



  • Acredite no seu produto: 

O produto reflete sua imagem, por isso precisa estar bem acabado.



Se não estiver, faça-o ficar do jeito que deseja antes de lançá-lo no mercado.


  • Vença a timidez;
Para entrar no ramo de produção e venda de artesanato, precisamos aprender a superar nossas limitações e ir em frente.

Um curso de teatro para desinibição poderá ajudar nesse sentido.
De qualquer forma, temos que oferecer nossos produtos e conquistar parceiros, ou ainda encontrar alguém que faça esse trabalho.
  • Organize-se de dentro para fora:
Organize seu trabalho a partir do seu modo de ser.
Nesse sentido o auto conhecimento poderá ajudar a ser mais eficiente.

  • Mantenha os olhos bem abertos:
A partir de um objetivo bem definido, é preciso ficar atento às mudanças que ocorrem diariamente e às oportunidades que nos são oferecidas.
Se necessário, fazer uma revisão e adaptação dos objetivos para adequá-los às mudanças ocorridas.
  • Lide bem com seu sócio;
Se tiver um sócio, é necessário ouvir, respeitar e trocar idéias, visando sempre o objetivo do negócio.
  • Valorize seu s funcionários:
Os funcionários e colaboradores precisam ser sempre valorizados. Dessa forma sentirão que fazem parte da empresa e trabalharão para seu crescimento, não apenas pelo salário que recebem.

  • Conquiste seu cliente:
O importante não é fazer uma grande e única venda e ter que constantemente conquistar novos clientes.

Se atendermos adequadamente a necessidade do cliente e ele tiver confiança no nosso trabalho, mesmo que isso implique em uma pequena venda, esse cliente nos procurará sempre que precisar de nossos produtos.

  • Venda a imagem de uma boa empresa:
Procure seu diferencial, valorize sua imagem.
No contato com o cliente a boa imagem, apresentação e cortesia são fundamentais.
Mostre para seu cliente o que faz e de que forma isso poderá beneficiá-lo.
Os funcionários devem ter o mesmo procedimento.

Clique na imagem abaixo e veja mais detalhes.


DICAS GERAIS PARA TER SUCESSO COM SEU NEGÓCIO

MÁQUINA PARA FABRICAR CHINELOS

O mercado de chinelos está em alta.

Não só no Brasil, mas há muita procura de chinelos brasileiros no exterior também.

O artesão poderá optar por fazer chinelos bordados, customizados, personalizados e decorados.

Todos esses seguimentos tem grande procura.

Poderá comprar chinelos tipo havaianas prontos e customizá-los, ou ainda se preferir poderá comprar uma máquina de fabricar chinelos e fabricar seus próprios chinelos.

Por ter um custo baixo,  fabricar chinelos poderá ser uma opção interessante.

Para isso precisará comprar uma máquina de fabricar chinelos, um pouco de matéria prima e começar seu negócio.

Se for vender os chinelos já decorados,  é recomendável que o artesão faça um curso para aprender diversas técnicas de bordado e customização para ter um bom acabamento do chinelo.

Isso irá valorizar muito o produto final.

Com criatividade e bom gosto, o artesão poderá fazer vários modelos diferenciados e conquistar seu mercado com eles.

Para vender, poderá fazer uma loja virtual, ou oferecer em pequenos mercados do bairro, salões de cabeleireiros, lojas de bijuterias e acessórios, de roupas, de moda praia ou de ginástica.

Outra opção seria trabalhar apenas com personalização de chinelos, podendo ser vendidas para festas de casamentos, quinze anos, eventos de empresas, etc.

O leque de opções é muito grande, então é uma boa alternativa de negócio.

Veja abaixo mais detalhes com os vídeos sobre os fabricantes de máquinas de chinelos:









sábado

CURSO GRÁTIS DE EMPREENDEDORISMO

Fazer um curso de empreendedorismo é uma boa alternativa para quem quer empreender.

Não basta apenas trabalhar, como muitos empreendedores fazem.

É preciso planejar, saber onde quer chegar e o que fazer para conseguir.

O Banco Confia orefece cursos de empreenderismo e financia projetos.

Clique aqui para ver a matéria que saiu  no SP-TV.


Espero que tenham gostado da dica.

Até a próxima.


quinta-feira

ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO

IMPORTANTE x URGENTE


Quem é empreendedor normalmente tem muitas coisas para fazer.

Principalmente, quando é o próprio administrador do empreendimento, o que normalmente acontece...

Sem contar que às vezes nem sobra tempo para a família, os amigos, cuidar da saúde, fazer um esporte, fazer um curso de atualização, etc...


Saber escolher as prioridades é muito importante nessa hora.

Já que não podemos fazer tudo, devemos fazer o que é mais importante.

Porém, muitas coisas aparecem no caminho e se tornam urgentes.

Os "urgentes" nem sempre são importantes, mas precisam ser resolvidos por serem urgentes.

E aí as coisas importantes ficam de lado, sendo priorizadas pelas urgentes.

Nossa, que confusão!!!!!!

O que fazemos então????

Esse sempre foi meu dilema.

Por isso tenho lido e pesquisado muito sobre esse assunto, com o objetivo de conseguir "dar conta" de tudo que tenho para fazer, sem deixar de lado os amigos, a família e a saúde.

Ainda tenho muito que avançar, mas aprendi muitas coisas nesse processo e aos poucos irei publicando aqui, com a intenção de ajudar as pessoas que tem esse tipo de problema.

Bem, vou começar falando sobre: IMPORTANTE x URGENTE.

O IMPORTANTE, é tudo aquilo que nos direciona para realização do nossos objetivos e nos traz auto-realização.

O URGENTE, são coisas que deveríamos ter feito na rotina de nosso trabalho e não fizemos!  

 De repente, essas coisas não podem mais ser proteladas: precisam ser resolvidas já!

Talvez uma solução para evitar as URGÊNCIAS, seja deixar um tempo na nossa rotina, para resolvê-las antes que elas se tornem urgentes.

Muitas pessoas tem tendência a postergar as coisas por não terem um prazo definido, ou ainda por não gostarem muito de executar uma determinada tarefa.

Em alguns casos por já estar com excesso de urgências, não tem tempo para àquelas que não se tornaram urgentes ainda....

O URGENTE nos faz perder mais tempo, gera mais gastos e mais stress.

Uma simples mudança na rotina pode fazer a diferença nesse caso.

Dedicar uma hora do dia para resolver esses assuntos, pode ser suficiente para evitar que eles se tornem urgentes e se acumulem.

Fazendo isso, aos poucos os "URGENTES" diminuem ou deixam de existir, sobrando mais tempo para se dedicar ao "IMPORTANTE".

Espero que isso desperte uma necessidade de mudança caso você tenha esse problema e comece a se organizar, visando uma melhor qualidade de vida.

Em futuras publicações falarei mais sobre administração de tempo focando outros pontos.

Deixe suas sugestões e opiniões pois elas serão muito úteis para compartilharmos experiências.

Até a próxima.

Quer saber mais sobre como melhorar sua produtividade?

Recomendo o livro:

sexta-feira

O QUE É EMPREENDEDORISMO?

Já que meu blog fala sobre empreendedorismo, vou começar falando sobre o que é empreendedorismo.

Li a publicação abaixo, e achei muito adequada, por isso estou compartilhando com vocês aqui.
Veja na íntegra:
"Algumas pessoas já nascem com maior qualificação para o empreendedorismo.
Outras não tem tantos talentos inatos, mas isso não quer dizer que não possam aprender e desenvolver esses talentos.

Esse desenvolvimento é fundamental para toda pessoa que almeja implantar e gerir um pequeno negócio.

Podemos perguntar, então, em primeiro lugar:
O que torna uma pessoa empreendedora?
Quais são os elementos essenciais da capacidade empreendedora?
Os diversos estudiosos do assunto reconhecem que os empreendedores têm algumas características básicas:
Iniciativa - São pessoas que não ficam esperando que os outros (o governo, o empregador, o parente, o padrinho) venham resolver seus problemas. Pessoas que começam coisas novas, iniciam. A iniciativa, enfim, é a capacidade daquele que, tendo um problema qualquer, age: arregaça as mangas e parte para a solução.
Auto-confiança - O empreendedor tem auto-confiança, isto é, acredita em si mesmo. Se não acreditasse, seria difícil ele tomar a iniciativa. A crença em si mesmo faz o indivíduo arriscar mais, ousar, oferecer-se para realizar tarefas desafiadoras, enfim, torna-o mais empreendedor.
Aceitação do risco - O empreendedor aceita riscos, ainda que seja muitas vezes seja cauteloso e precavido contra o risco, a verdade é que ele o aceita em alguma medida.
Sem temor do fracasso e da rejeição - O empreendedor fará tudo o que for necessário para não fracassar, mas não é atormentado pelo medo paralisante do fracasso. Pessoas com grande amor próprio e medo do fracasso preferem não tentar correr o risco de não acertar – ficam, então, paralisadas.
Decisão e responsabilidade - O empreendedor não fica esperando que os outros decidam por ele. Ele toma decisões e aceita a responsabilidade que acarretam.
Energia – É necessária uma dose de energia para se lançar em novas realizações, que usualmente exigem intensos esforços iniciais. O empreendedor dispõe dessa reserva de energia, vinda provavelmente de seu entusiasmo e motivação.
Auto-motivação e entusiasmo - Pessoas empreendedoras são capazes de auto-motivação relacionada com desafios e tarefas em que acreditam. Não necessitam de prêmios externos, como compensação financeira. Igualmente, por sua motivação, são capazes de entusiasmarem-se com suas idéias e projetos.
Controle - O empreendedor acredita que sua realização depende de si mesmo e não de forças externas sobre as quais não tem controle. Ele se vê como capaz de controlar a si mesmo e de influenciar o meio de tal modo que possa atingir seus objetivos.
Voltado para equipe - O empreendedor em geral não é um fazedor, no sentido obreiro da palavra. Ele cria equipe, delega, acredita nos outros, obtém resultados por meio de outros.
Otimismo - O empreendedor é otimista, o que não quer dizer sonhador ou iludido. Acredita nas possibilidades que o mundo oferece, acredita na possibilidade de solução dos problemas, acredita no potencial de desenvolvimento.
Persistência - O empreendedor, por estar motivado, convicto, entusiasmado e crente nas possibilidades, é capaz de persistir até que as coisas comecem a funcionar adequadamente."


domingo

Pagamentos via Twitter

Com o novo Twitpay, serviço de pagamento pelo Twitter, basta preencher um cadastro e digitar no microblog o nome do usuário que vai receber o valor, em dólar


Revista PEGN

Hoje, o número de cadastrados da empresa ultrapassa 150 milhões — dois milhões só no Brasil. Em 2002, ela foi adquirida pelo eBay por R$ 1,5 bilhão e as novidades não pararam por aí. Em decisão inédita, em novembro do ano passado, o PayPal abriu sua plataforma para grupos de pequenos desenvolvedores. 

O americano Michel Ivey foi um dos programadores que tiveram acesso à plataforma e lançou a partir dela o Twitpay, serviço de pagamento pelo Twitter. A ideia é tão simples como twittar 140 caracteres. Basta preencher um cadastro e digitar no microblog o username de quem vai receber o valor e a quantia, em dólar. Por exemplo: @pegn$10. O credor também precisa ter conta no Twitpay, que rastreia a operação e transfere o dinheiro. Para isso, é cobrada do remetente uma taxa de 2,9% do valor, destinada ao PayPal. A cada US$ 1 transferido, o Twitpay recebe cinco centavos de dólar. Lançado há pouco mais de três meses, o serviço já tem quase 15 mil usuários. PayPal e Facebook também se uniram e vão oferecer um sistema de pagamento on-line para os produtos virtuais comercializados na rede social. Atualmente, eles só podem ser comprados com cartão de crédito. Segundo estimativas do PayPal, o mercado de produtos virtuais movimenta US$ 6 bilhões ao ano.