Já que meu blog fala sobre empreendedorismo, vou começar falando sobre o que é empreendedorismo.
Li a publicação abaixo, e achei muito adequada, por isso estou compartilhando com vocês aqui.
Veja na íntegra:
"Algumas pessoas já nascem com maior qualificação para o empreendedorismo.
Outras não tem tantos talentos inatos, mas isso não quer dizer que não possam aprender e desenvolver esses talentos.
Esse desenvolvimento é fundamental para toda pessoa que almeja implantar e gerir um pequeno negócio.
Li a publicação abaixo, e achei muito adequada, por isso estou compartilhando com vocês aqui.
Veja na íntegra:
"Algumas pessoas já nascem com maior qualificação para o empreendedorismo.
Outras não tem tantos talentos inatos, mas isso não quer dizer que não possam aprender e desenvolver esses talentos.
Esse desenvolvimento é fundamental para toda pessoa que almeja implantar e gerir um pequeno negócio.
Podemos perguntar, então, em primeiro lugar:
O que torna uma pessoa empreendedora?
Quais são os elementos essenciais da capacidade empreendedora?
Os diversos estudiosos do assunto reconhecem que os empreendedores têm algumas características básicas:
Iniciativa - São pessoas que não ficam esperando que os outros (o governo, o empregador, o parente, o padrinho) venham resolver seus problemas. Pessoas que começam coisas novas, iniciam. A iniciativa, enfim, é a capacidade daquele que, tendo um problema qualquer, age: arregaça as mangas e parte para a solução.
Auto-confiança - O empreendedor tem auto-confiança, isto é, acredita em si mesmo. Se não acreditasse, seria difícil ele tomar a iniciativa. A crença em si mesmo faz o indivíduo arriscar mais, ousar, oferecer-se para realizar tarefas desafiadoras, enfim, torna-o mais empreendedor.
Aceitação do risco - O empreendedor aceita riscos, ainda que seja muitas vezes seja cauteloso e precavido contra o risco, a verdade é que ele o aceita em alguma medida.
Sem temor do fracasso e da rejeição - O empreendedor fará tudo o que for necessário para não fracassar, mas não é atormentado pelo medo paralisante do fracasso. Pessoas com grande amor próprio e medo do fracasso preferem não tentar correr o risco de não acertar – ficam, então, paralisadas.
Decisão e responsabilidade - O empreendedor não fica esperando que os outros decidam por ele. Ele toma decisões e aceita a responsabilidade que acarretam.
Energia – É necessária uma dose de energia para se lançar em novas realizações, que usualmente exigem intensos esforços iniciais. O empreendedor dispõe dessa reserva de energia, vinda provavelmente de seu entusiasmo e motivação.
Auto-motivação e entusiasmo - Pessoas empreendedoras são capazes de auto-motivação relacionada com desafios e tarefas em que acreditam. Não necessitam de prêmios externos, como compensação financeira. Igualmente, por sua motivação, são capazes de entusiasmarem-se com suas idéias e projetos.
Controle - O empreendedor acredita que sua realização depende de si mesmo e não de forças externas sobre as quais não tem controle. Ele se vê como capaz de controlar a si mesmo e de influenciar o meio de tal modo que possa atingir seus objetivos.
Voltado para equipe - O empreendedor em geral não é um fazedor, no sentido obreiro da palavra. Ele cria equipe, delega, acredita nos outros, obtém resultados por meio de outros.
Otimismo - O empreendedor é otimista, o que não quer dizer sonhador ou iludido. Acredita nas possibilidades que o mundo oferece, acredita na possibilidade de solução dos problemas, acredita no potencial de desenvolvimento.
Persistência - O empreendedor, por estar motivado, convicto, entusiasmado e crente nas possibilidades, é capaz de persistir até que as coisas comecem a funcionar adequadamente."
Retirado do blog: Empreendedorismo em Mato Grosso do Sul.
Muito bom,
ResponderExcluirEm 2010, tentei abrir meu próprio negócio no ramo de confecção de vestuário feminino.
Infelizmente não deu certo, devido a investimentos errados, e calotes...
Mas, nem por isso desanimei, estou focando em artesanatos, para retorno dos negócios.
Muitas dessa qualidades, eu sei que tenho, mas ainda preciso ser mais ousada, não ter medo de rejeição, acho q é meu ponto fraco.
Amei as dicas... Vou começar praticar.
Bjsss
Obrigada por seu comentário. Errar faz parte do processo. Mas o importante, é aprender com eles, e não desistir. Isso que fará a diferença e que te levará ao sucesso. Boa sorte.
ExcluirBjss.