sábado

COMO ENTREGAR PEDIDOS NO PRAZO SEM STRESS

DICAS PARA ENTREGAR PEDIDOS NO PRAZO COMBINADO


Como artesã que sou, sempre tenho pedidos para entregar e em uma data marcada.

E é claro, sem comentários adicionais, o prazo precisa ser cumprido, haja o que houver.

Se não fizermos o planejamento adequado e realista da situação, poderemos nos encontrar em situações que poderiam ser chamadas de desesperadoras, ou pior ainda, não cumprir o prazo.

É claro que tem pessoas que "funcionam" melhor com a pressão, pois são movidas à adrenalina.

Mas isso poderá gerar um desgaste totalmente desnecessário, e ainda comprometer a qualidade do trabalho.

Como  estamos falando de artesanato, embora essas dicas sirvam para qualquer atividade, o artesanato tem um tempo de execução e um limite de produção diária, afinal não somos máquinas que possam acelerar e aumentar a produção, ou ainda delegar tarefas para pessoas sem experiência.

Já passei por alguns apuros, e desenvolvi algumas técnicas para não passar por isso mais e compartilho com vocês meu aprendizado.

Aqui estão minhas dicas:

Quando for estabelecer a data da entrega do pedido,  não pense em agradar o cliente, ou ganhar a concorrência, oferecendo entregar em prazo recorde, seja realista.

Calcule o tempo exato de execução de peças por dia, num ritmo moderado, adequada à sua rotina de trabalho conciliada com os outros afazeres.

Acrescente a esse prazo, um prazo extra para imprevistos, que podem ocorrer no processo*

Assim, caso esses imprevistos não aconteçam, poderá entregar antes do prazo combinado, o que deixará o cliente muito satisfeito.

Além do tempo de execução, terá que levar em consideração os recursos necessários para execução das peças, como por exemplo material, mão de obra terceirizada, etc.

Verifique também se será necessário comprar o material, ou se já tem em estoque suficiente para a referida produção.

Caso tenha que comprá-los, considere além do tempo necessário para isso, a possibilidade de não encontrar algum item na pronta entrega, então teria que pensar na possibilidade de substituição ou encomenda do produto, sendo que neste caso, só poderá começar a produzir depois que receber esse material.

Com relação terceirização, verifique se já tem os fornecedores necessários para atender a quantidade solicitada, ou se será necessário contratar mais pessoas.

Verifique outros problemas específicos relacionados com sua atividade e considere-os também.

Estabelecido o prazo adequado, faça e anote um roteiro de trás para frente com todos os passos para a
para a realização da encomenda na data combinada, sem pular etapas.

Assim terá os elementos para começar o trabalho.

Mas é preciso ter disciplina e seguir o roteiro.

Poderá flexibilizá-lo durante o processo, caso seja necessário, mas tenha sempre em mente, o limite de produção diária que terá que realizar para entregar o pedido no prazo.

Isso não é tão simples assim, mas se acostumarmos a planejar antes de executar, seremos muito mais produtivos e eficientes, e evitaremos dispersão em coisas que não são importantes.

Se trabalhar com outras pessoas, lembre-se estabelecer prazos e organizar suas tarefas para que eles também cumpram o prazo.

De qualquer forma, aprenda com os erros cometidos, tire o máximo proveito de sua experiência, e se for novato, ouça e aprenda com quem já tem experiência.

Espero que essas informações lhe ajudem a ser mais produtivo e eficiente.


(*) exemplos de imprevistos que podem acontecer: quebra de máquinas ou equipamentos utilizados no processo, falta de luz, doenças na família, greves, etc, acho que deu para ter uma ideia, não?







Nenhum comentário:

Postar um comentário